Drogas e celulares são impedidos de entrar nos presídios de Manaus

Desde que as visitas foram liberadas nos dias 21 e 22 de janeiro no Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM) e Penitenciária Feminina de Manaus (PFM), e para as demais unidades no final de semana seguinte, 19 flagrantes foram realizados em familiares que tentaram entrar nas unidades com materiais proibidos.

Entre as ocorrências de material apreendido, 53% correspondem a entorpecente, sendo 22 porções de maconha e outros entorpecentes, e uma trouxinha. Além disso, foram apreendidos também sete celulares, três baterias de celular, três chips, três joias, um cabo USB, um documento falso, um fone de ouvido e R$ 50 em espécie.

As unidades que mais registraram ocorrências com familiares foram o CDPM e o regime fechado do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), com sete flagrantes cada. Em seguida vem a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa (CPDRVP), que, no último domingo (19), realizou o flagrante de três familiares que iriam entregar refeição pronta para os internos da unidade que ainda não está recebendo visitas no final de semana. A Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) registrou no período dois flagrantes de visitantes com objetos ilícitos.

A Cadeia Pública localizada no Centro de Manaus ainda não foi liberada para receber visitantes, por conta da estrutura da unidade e da falta de espaço para acomodar os familiares dos internos. A unidade, que funcionará até o mês de abril deste ano, está recebendo provisoriamente internos que estavam sendo ameaçados em outras unidades.

Os familiares estão entregando materiais de limpeza e higiene para os internos todas as terças-feiras. Desde o dia 11 de fevereiro, foi autorizado pela Seap que fossem entregues refeições prontas apenas nos fins de semana.

Os parlatórios nas unidades prisionais da BR-174 e UPP foram liberados para o atendimento dos advogados a seus clientes desde o dia 23 de janeiro. A Vidal Pessoa e o regime fechado do Compaj passaram por reformas e ajustes nas áreas do parlatório e estarão liberados a partir desta sexta-feira (24 de fevereiro).

Artigo anteriorTerceira edição do jogo beneficente “Amigos do José Aldo” está confirmada
Próximo artigoUnATI divulga Edital para curso de Formação do Educador Social do Envelhecimento