Inpa participa da Virada Sustentável com 30 atividades no Bosque da Ciência

Teatro, música, troca de livros e a elaboração de um grafite colaborativo no muro do Bosque da Ciência. Estas são algumas atividades que acontecerão, neste sábado e domingo (29 e 30), no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), na 3ª edição da Virada Sustentável Manaus. Ao todo, o Inpa realizará cerca de 30 atividades nos dois dias.

Durante o evento, o Bosque estará com entrada gratuita, como acontece desde a última quinta-feira (27), como parte da programação de 63 anos de aniversário da unidade de pesquisa, que é referência mundial nos estudos de biologia tropical. Nas comemorações constam ainda inauguração da Torre de Observação e Pesquisa e o Circuito da Ciência, na quinta e sexta-feira, respectivamente.

Palestras sobre quelônios, Causos do Sertão (literatura de Cordel contada em verso), exposição de fotografia, dança de rua, oficinas e exposições sobre o meio ambiente também fazem parte da programação da Virada.

O objetivo é chamar a atenção da população para a importância de se ter cidades sustentáveis e a preservação do meio ambiente.

Neste fim de semana, o Inpa segue com uma programação variada para todos os públicos e idades. Dentro da programação está, por exemplo, a Reciclagem do Bem. Materiais como escova de dente e outros materiais serão coletados e enviados para uma empresa de reciclagem. A atividade, além de estar ajudando o meio ambiente, se converterá em recursos para uma instituição de caridade.

Outra novidade dessa edição é a realização do grafite colaborativo. Sete grafiteiros e demais participantes da Virada poderão deixar “suas marcas”, no muro do Bosque da Ciência, espaço de visitação pública do Inpa que recebe anualmente cerca de 120 mil visitantes vindos de várias partes do Brasil e do mundo.

Os grafiteiros e artistas Raiz, Carolina Bertsch, Hulk, Emerson, Sprok, Hugo HMC e Denis L.D.O, realizarão essa “aula prática” ao ar livre, que tem com o tema “Animais e conhecimento científico”, para ajudar na revitalização do muro do Bosque. Antes da parte prática, será oferecido um Workshop sobre grafite para os interessados em aprender um pouco sobre a técnica e assim participar da pintura com os artistas.

Para a Coordenadora geral da Virada Sustentável no Bosque, Fernanda Reis, iniciativas como essas ajudam a aproximar e unir os cidadãos que procuram por atividades pró-ambientais que envolvam a melhoria da qualidade de vida de si e da sociedade como um todo. “É um evento em que as pessoas podem se envolver de diversas formas, como desenvolvedor de alguma atividade, como voluntário ou como público participante de uma programação super diversificada que tem como fio condutor a questão ambiental”, diz Reis.

Realizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com a participação de diversas organizações parceiras, a abertura da Virada acontece hoje (27), a partir das 20 horas, no Teatro Amazonas.

Artigo anteriorMP-AM participa de blitz nacional no aeroporto Eduardo Gomes
Próximo artigoInscrições para o Fies acabam hoje