MANIPULAÇÃO – JN esconde fatos do governo Lula para minimizar Bolsonaro que estimula desmatamento da Amazônia; ouça o que dizia Lula

247 – Em mais um episódio da cruzada da Globo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Jornal Nacional desta segunda-feira, 19, comparou Lula a Jair Bolsonaro, ao falar dos ataques do presidente de extrema-direita à floresta Amazônica.

Após apresentar uma reportagem que exibiu o efeito de queimadas no Mato Grosso – as maiores nos últimos sete anos – e a falta de recursos para combater os incêndios, o apresentador William Bonner leu um texto didático sobre o assunto. A principal referência foi a uma fala de Bolsonaro, em resposta à decisão do governo alemão de suspender o envio de recursos para proteção ambiental no Brasil.

Bonner primeiro comparou a postura de Bolsonaro à do ex-presidente Lula: “Quando a Alemanha e a Noruega anunciaram a suspensão do envio de recursos para a proteção da floresta amazônica, o presidente Jair Bolsonaro repetiu uma postura que o então presidente Lula adotava quando estrangeiros criticavam a política ambiental do Brasil. Os dois presidentes afirmaram que a Europa destruiu todas as suas florestas e que, por isso, não tem moral para dar conselhos sobre a Amazônia.”

No Twitter, vários internautas criticaram a abordagem do Jornal Nacional:

Agência Sportlight@agsportlight
No lugar da comparação entre dados do desmatamento antes e depois, mesmo diante de escalada brutal, o Jornal Nacional escolhe como objeto da reportagem a simetria entre falas de presidentes e não a assimetria dos números. É assim que o jornalismo foge de sua responsabilidade.
391 pessoas estão falando sobre isso

Mara Telles

@MaraTellesReal

Jornal Nacional comparando políticas de meio-ambiente do governo Lula cuja Ministra era @MarinaSilva com o desgoverno Bolsonaro! Que absurdo até a TV espalhar Fake News!
63 pessoas estão falando sobre isso

Flavio Gomes

@flaviogomes69

Bolsonaro debocha de alemães e noruegueses na sua abertura diária de esgoto verbal. País deixa de receber verbas internacionais. Amazônia queima. E a @RedeGlobo, no Jornal Nacional, dá um jeito de CULPAR LULA. Indecentes, imorais.
139 pessoas estão falando sobre isso

Não sou sereia de verdade. ?‍♀️@Sereia_daVila
Jornal Nacional pra falar mal do Biroliro tem que por o Lula no meio?! Vsf
Veja outros Tweets de Não sou sereia de verdade. ?‍♀️

? neto@netohxcx
O passou um vídeo que @LulaOficial diz que na Amazônia ninguém deveria se meter, fazendo comparação com falas de @jairbolsonaro. Deveriam também passar esse vídeo do Lula dizendo que não é preciso derrubar uma única árvore para criar gado no Brasil.
Artigo anteriorMoro mentiu como juiz e mente agora como ministro, dizem Juristas pela Democracia
Próximo artigoBrasil é o país que mais concentra renda no 1% do topo da pirâmide