Mortes de animais por suspeita de raiva são investigadas no interior do AM

A raiva pode ter sido a causa da morte de quatro animais, na comunidade rural do Mamori, entre os municípios de Autazes e Careiro, no Amazonas. Os casos aconteceram na propriedade do criador Raimundo da Silva Rodrigues.

Em setembro, os animais começaram a apresentar sintomas semelhantes aos da raiva animal. A suspeita é que tenham sido mordidos por morcegos.

“Temos duas propriedades. Em tempo de rio seco, a gente põe para várzea e vem acontecendo isso lá. Quando eu tirei, não aconteceu mais. Quando foi esse ano, eu botei de novo lá e veio a acontecer. Foi quando eu acionei os órgãos competentes para vir fazer uma análise”, disse o criador.

Por se tratar de uma doença que pode ser transmitida ao ser humano, a coordenadoria de zoonoses do município do Careiro, juntamente com técnicos da Agencia de Defesa Agropecuária e Florestal, vacinou as pessoas que tiveram contato com os animais.

“As providências que estamos tomando devido as informações é a profilaxia humana que tem que ser feita em quatro doses, junto às pessoas que tiveram contato com o sangue do animal”, informou o coordenador do centro de zoonoses do Careiro, Denilson Maduro dos Santos.

Recentemente, foram feitas coletas de materiais dos animais para serem analisadas. O Centro de Zoonoses do Careiro, tenta capturar um morcego da área para investigação da origem da doença, que segue em investigação.

Artigo anteriorHarry e Meghan se contradizem em série da Netflix, diz site
Próximo artigoApós queda de ponte, trecho de rio começa a ser aterrado para passagem de veículos na BR-319, no AM