MPE rejeita impugnação contra Dilma Rousseff em Minas Gerais

Bateu na trave o pedido de impugnação formulado pela filha de Eduardo Cunha contra a candidatura de Dilma Rousseff ao Senado, por Minas Gerais.

O Ministério Público Eleitoral de Minas Gerais rejeitou os questionamentos contra a candidatura da presidenta eleita pela candidata a deputada federal Daniele Ditz Cunha (MDB-RJ), filha do ex-presidente da Câmara.

Em parecer, o procurador Angelo Giardini de Oliveira considerou que não há impedimento para Dilma, destituída do cargo em processo de impeachment em 2016.

O argumento central das contestações é que, ao ser cassada, Dilma também deveria ter ficado inelegível por oito anos. Mas não foi esse o entendimento do Senado, ressaltou o procurador. Segundo ele, a decisão dos senadores, em julgamento comandado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), na época Ricardo Lewandowski, não pode ser revista pela Justiça eleitoral.

“A nosso ver, a decisão do Senado Federal de realizar o ‘fatiamento’ do julgamento é insuscetível de revisão judicial por esse egrégio Tribunal Regional Eleitoral”, justificou Giardini. O procurador cita parecer do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e decisão do ex-ministro Teori Zavascki no sentido de que a posição do Senado, nesse caso, não pode ser revista.

Artigo anteriorTraficantes são executados com mais de 20 em Manaus
Próximo artigoMarcelo Bretas solta Felipe Picciani, preso pela Lava Jato desde novembro