Número de acidentes de trânsito tem queda no Amazonas

O número de acidentes de trânsito no Amazonas vem caindo nos últimos três meses. Entre junho e julho, a redução foi de 46%, e entre julho e agosto, a queda chegou a 51%. Essa tendência de redução já é um reflexo das ações de fiscalização de trânsito que foram intensificadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

A redução no número de acidentes também foi sentida na capital e nos municípios, se comparados individualmente. Em Manaus, no comparativo junho-julho e julho-agosto, a redução foi de 50%. No interior, apesar de uma alta de 29% na comparação junho-julho, no período seguinte (jul-ago) já houve uma queda significativa de 60% no número de acidentes de trânsito.

“Com a retomada de uma vida perto do normal, com os carros novamente nas ruas, esse índice reduziu obviamente pelas fiscalizações e pelo trabalho de educação e conscientização feito pelo Detran Amazonas e também pelas outras forças, como IMMU e o Batalhão de Trânsito da PM”, afirmou Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran-AM.

Os dados de acidentes de trânsito são uma somatória do número de acidentes com vítimas fatais, vítimas lesionadas e danos materiais. Na comparação entre os meses de julho e agosto, todos esses indicadores tiveram redução no estado: o número de acidentes com vítimas fatais diminuiu 26%, o de vítimas lesionadas reduziu 49%, e o de danos materiais caiu 60% no Amazonas.

Mesmo tendo havido um crescimento nos indicadores de acidentes fatais e de acidentes com vítimas lesionadas no comparativo junho-julho, a tendência geral desse tipo de acidente tem sido de queda na análise de junho, julho e agosto.

Capital e interior

Em Manaus, o número de acidentes de trânsito tem mantido a tendência de redução na casa dos 50%. Em junho, foram 1.601 acidentes; em julho, 810; e, em agosto, 399.

No interior, houve um crescimento nos acidentes no período junho-julho (29%), mas no período seguinte (julho-agosto) houve redução de 60%. Na análise geral dos três meses, a tendência dos acidentes de trânsito também está em queda.

“A gente espera reduzir, também, o número de vítimas fatais, que até pouco tempo estava com um índice elevado, mas que vem também numa tendência de queda. A gente espera fechar o ano dentro da média dos últimos três anos”, destacou o diretor-presidente do Detran Amazonas.

Os dados são compilados pelo setor de estatística da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) com base no Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) e no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), além dos números do Instituto Médico Legal (IML), que são divulgados pelo Detran Amazonas.

Artigo anteriorCetam inscreve para mais de 26 mil vagas em cursos no interior
Próximo artigoWilson Lima anuncia exigência de imunização completa contra Covid-19 para público de jogo entre Brasil e Uruguai