O desafio dos Plantonistas do PS 28 de Agosto para salvar vidas sem remédio

A situação Pronto-Socorro 28 de Agosto vai de mal a pior e se agrava a cada dia desde a medida adotada pelo governo de conter despesa naquela unidade de urgência e emergência de saúde. Conforme denúncias chegadas à redação do Repórter de tudo falta um pouco, até mesmo sabão, para assepsia dos profissionais que lidam com pacientes contaminados por bactérias e portadores de vários tipos de doença.

No dia 16 de agosto, por exemplo, ou seja, a menos de 15 dias, o médico intensivista, Rodrigo Ryoji Takatani, plantonista do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), viveu uma dos mais dramáticas experiências no interior daquela unidade de saúde.

O médico, conforme relatou em documento expedido à diretora do pronto-socorro, Franscinalva Rodrigues, tinha sob a sua responsabilidade uma paciente em estado de choque séptico, com risco iminente de morte, com necessidade urgente de antimicrobianos para tratamento de infecções provocadas por gram positivo, tais como Staphylococcys aureus.

Até aí, nenhuma novidade. Afinal, essa é a rotina do médico que, longe do convívio familiar, se dedica integralmente, ao sacerdócio da medicina, no interior das enfermarias, UTIs, CTIs, CTQs, para salvar vidas.

O problema é que não se salva vidas com falácia, como fórmulas mirabolantes, expondo o paciente ao “deus dará”.

No Pronto-Socorro 28 de Agosto, conforme relato do intensivista, Rodrigo Ryoji Takatani, falta Noradrenalina, falta Propofol, medicação sedativa/hipnótica amplamente utilizada nas Unidades de Terapia Intensiva, e muitos outros não citados.

O Noradrenalina, por exemplo, descrito pelo intensivista, antibiótico recomendo pelo do Instituto Latino Americano da Espse (ILAS), deve ser iniciado com até 1 hora da identificação do quadro séptico.

“A paciente encontra-se internada no CTQ em quadro de choque séptico de provável foco cutâneo. A literatura médica, nessas situações, é taxativa em cobertura para gram positivo e não temos disponível nenhum dos antimicrobianos recomentados”, enfatiza (ver fac-símile).

Mais na frente, Rodrigo Ryoji Takatani completa: “tal produto foi substituído temporariamente por Adrenalina mas esta se torna geralmente necessária a infusão alta, o que eleva o aumento do custo e fica o questionamento: Como reverter uma parada cardiorrespiratória”.

ps 28 de agosto

Artigo anteriorCorpo de mulher é encontrado em estado de decomposição
Próximo artigoGracyanne Barbosa diz que gosta de sexo anal, mas Belo não curte