PM realiza revista na UPP e encontram materiais que seriam usados para fuga

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizaram, na manhã desta sexta-feira (10), na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), localizada na Estrada do Puraquequara, km 02 do Ramal Bela Vista, um procedimento de revista após a unidade apresentar indícios da escavação de um possível túnel.

De acordo com o secretário de Estado de Administração Penitenciária, tenente-coronel da PMAM Cleitman Coelho, durante uma fiscalização diária, foi constatado um bueiro com barro na rede de esgoto da UPP. “O objetivo da revista de hoje foi retirar barro e materiais de escavação que poderiam estar sendo utilizados para iniciar a abertura de túneis”, disse o secretario.

Foram encontrados durante o procedimento de revista dois sacos com barro, duas bocas de lobo caseiras e um martelete caseiro. Todos os materiais foram removidos das celas da galeria 6 da unidade, que atualmente possui 1.303 internos.

Efetivo – A revista contou com um efetivo de 216 pessoas, entre policiais militares do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Seap e Umanizzare Gestão Prisional. O defensor público da Defensoria Especializada de Direitos Humanos, Roger Moreira acompanhou o procedimento de revista com os membros da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB-AM), Epitácio Almeida e Glen Wilde.

O secretário Cleitman Coelho, diz que a movimentação dos internos serve como um alerta para ações que possam desestabilizar o sistema prisional. “A fiscalização acima de tudo faz parte da rotina, e nesse caso específico foi para evitarmos possíveis construções de túneis que venham a ser utilizados para a fuga em massa de internos dessa unidade”.

Artigo anteriorDetran-AM registra aumento de 40% nos flagrantes de ‘racha’ em janeiro
Próximo artigoAssaltante de joias de uma loja de Humaitá é preso em Canutama por policiais da 4ª CIPM de Lábrea