Raiff alerta MEC sobre livro que banaliza suicídio

O vereador Raiff Matos encaminhou ofício ao Ministério da Educação alertando sobre conteúdo que banaliza o suicídio em livro didático da série Avalia Brasil. O vereador também quer mais informações do MEC sobre os critérios para a seleção do material disponibilizado aos estudantes das escolas públicas. O problema foi detectado em um livro de Língua Portuguesa destinado aos estudantes do 6º Ano. O livro foi distribuído pelo governo federal à rede estadual de ensino no Amazonas. 

“Que fique claro que não se trata de censura a nenhum livro. Mas apenas uma adequação de conteúdo à faixa etária para a preservação dos estudantes”, disse o vereador.

Diante da denúncia de pais de alunos do Colégio Militar da Polícia Militar 5 (Ten. Cel. Cândido José Mariano), o vereador esteve na unidade de ensino localizada no bairro de Flores e conversou com o diretor e com a coordenadora pedagógica da escola.  

“A direção da escola e a coordenação pedagógica me informaram que conteúdos sensíveis são discutidos em sala de aula, adotando uma abordagem mais conscientizadora, como é o exemplo do setembro amarelo com relação as ações de prevenção ao suicídio. Mas minha preocupação é saber se as escolas e os professores estão alertas para perceber os riscos em textos como o citado por mim. No livro, em momento algum está colocado para contextualizar o tema”, afirmou o vereador. 

O vereador avalia que o texto, apesar do valor literário, não tem o tratamento pedagógico adequado para estudantes de 12 anos. Pela forma romantizada como trata um tema tão sensível deveria ser impróprio para estudantes dessa idade. “Ele é tratado como um produto literário que romantiza um tema que pode servir de gatilhos para jovens com tendência depressiva ou outras perturbações em sua saúde mental”, afirmou. 

Raiff lembrou que o próprio presidente Jair Bolsonaro falou, durante sua última live, sobre o encaminhamento de denúncias sobre materiais e conteúdos didáticos que são inadequados para a formação de estudantes. “Estou fazendo a minha parte e vou continuar alerta para preservar as famílias, inclusive nas escolas”, afirmou. 

Artigo anteriorZé Ricardo propõe Audiência Pública para debater projetos que antecipam ou postergam feriados no país
Próximo artigoSugestão de pauta: Deputado Carlinhos Bessa participa de inauguração do CETI em Tefé