Ricardo Salles admite que fundo da Amazônia pode ser extinto

247 – O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, se reuniu nesta quarta-feira, 3, com embaixadores de Noruega e Alemanha e ambos admitiram que o Fundo Amazônia pode ser extinto.

“Em teoria, sim”, afirmou Salles, questionado sobre a possibilidade de o impasse entre os países levar ao fim do fundo. “Mas o que estamos falando aqui é de continuidade, de algo com mais afinco, mais dedicação e maior sinergia entre os diversos envolvidos”, completou.

O embaixador da Noruega no Brasil, Nils Martin Gunneng, disse ter ficado “surpreso” com a extinção do Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa). Segundo ele, apesar do decreto de Bolsonaro de abril, esperava que o fim do conselho fosse revisto.

Mantido com doações dos governos dos dois países, o fundo foi criado em 2008. É administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e os recursos são usados em projetos voltados para a redução do desmatamento.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) divulgados nesta quarta-feira (3) mostra que, em junho, o desmatamento na Amazônia foi 88% maior que no mesmo período de 2018.

 

Artigo anteriorJornal britânico Guardian diz que primeiros seis meses de Bolsonaro foram uma péssima viagem
Próximo artigoPoliciais rejeitam proposta de Bolsonaro na reforma da Previdência