Saiba como as vitaminas D e B12 podem ajudar a acelerar perda de peso

Overweight woman check out his body fat with green measuring tape for obesity on gray background, Healthy concept

Perder peso exige mudanças na alimentação e nos hábitos de vida, mas fatores como o déficit de vitaminas, minerais e o desequilíbrio hormonal também atrapalham o processo e podem afetar a habilidade natural do corpo de controlar o peso. Dentre os complexos vitamínicos mais importantes para quem deseja ficar em paz com a balança estão duas vitaminas essenciais: a D e a B12.

A vitamina D é fundamental para o fortalecimento dos ossos, e pesquisas provam que ela também pode reduzir o crescimento de células cancerosas, controlar infecções e reduzir inflamações. Outros estudos sugerem que a falta da vitamina também pode estar relacionada à obesidade.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com mulheres de 50 a 75 anos com sobrepeso ou obesidade constatou que, mesmo com dietas restritivas e prática de exercícios, as pacientes que receberam suplemento de vitamina D apresentaram perda de 3,2 kg a mais do que as que tomaram um placebo.

A explicação principal é que a vitamina D está ligada à produção de adipocinas, substâncias secretadas pelo tecido adiposo responsáveis pela regulação do apetite, gasto energético, quebra de gorduras e glucose. Quando o funcionamento é desregulado, aumenta a resistência à insulina do organismo, o que pode levar a pessoa a desenvolver diabetes tipo 2.

A vitamina B12, por sua vez, é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos e do DNA. A deficiência dessa vitamina pode causar uma série de complicações, como fadiga, prisão de ventre, fraqueza muscular, perda de memória e mudanças comportamentais. Além disso, especialistas da saúde afirmam que a ausência dos níveis apropriados de B12 pode levar a problemas de peso a longo prazo.

Quando o equilíbrio natural do corpo é afetado, o organismo responde com a desaceleração do metabolismo, conservando energia nas reservas de gordura e queimando menos calorias ao longo do dia. Esse descompasso é um dos motivos pelos quais algumas pessoas tentam de tudo para emagrecer, mas continuam vendo poucas mudanças na balança.

Sintomas da carência das vitaminas

Alguns dos principais sintomas da carência de vitamina B12 são fadiga e fraqueza, falta de ar, palpitações, perda da sensibilidade e formigamento nas mãos e nos pés, falta de equilíbrio e perda de memória. Entre os sinais da falta de vitamina D estão a osteoporose, fraqueza e dor nos ossos, dor muscular, fadiga e espasmos musculares.

Para resolver o problema, a indicação é, antes de tudo, procurar um profissional de saúde para verificar se há deficiência das vitaminas e se é necessário suplementá-las. Além dos remédios, é possível controlar o nível da vitamina B12 na alimentação. Opções de origem animal, leite e derivados, são ricos no composto.

Já a principal maneira de conseguir vitamina D é pela exposição ao sol. Ainda assim, alguns alimentos podem ajudar a garantir que os níveis do hormônio estejam no nível adequado, como salmão, sardinha e atum, frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau, carne de fígado, gema de ovo e leite e derivados.

Artigo anteriorEm Manaus, 142 mil crianças tomaram apenas a 1ª dose da vacina contra a Covid
Próximo artigoOperação Acalento contabiliza mais de 18 mil atendimentos