Seca faz rio Solimões ‘desaparecer’ em comunidade do AM e travessia pode ser feita a pé; veja vídeo

O Rio Solimões está em período de seca, no interior do Amazonas, e atingiu a marca de 1,5 metros de altura. Em uma comunidade ribeirinha de Tefé, a 523 km de distância de Manaus, bancos de areia tomam conta do espaço onde, antes, corria água e, agora, é até possível fazer a travessia a pé. As comunidades que ficam às margens do rio estão isoladas.

Com o atual nível do Rio Solimões e do lago de Tefé, o município já decretou situação de emergência e o fenômeno gera impactados no cotidiano da população.

Barcos de grande porte não conseguem mais chegar ao município, somente embarcações pequenas e lancha.

Seca do Rio Solimões criou bancos de areia na extensão onde passavam as águas do rio. — Foto: Baltazar Ferreira

“Estamos tendo dificuldade, temos que parar em um ponto distante da cidade e acionar embarcações menores para buscarem suas mercadorias”, afirma Valdir Oliveira comandante de uma embarcação de mercadorias.

Tefé tem 116 comunidades ribeirinhas, algumas já estão isoladas, como a Comunidade Porto Praia que fica a 19 km da sede município. Com a seca, bancos de areia surgiram e tomaram conta do espaço aonde o rio passava.

Além do isolamento, os moradores da região sofrem com o abastecimento de água potável. Bombas d’água e poços artesianos estão parados. Para minimizar o problema, ribeirinhos transportam garrafões de água da sede do município.

O número de doenças intestinais aumentou em aldeias, segundo os moradores.

“Muitos ribeirinhos estão tendo diarreias principalmente crianças, pois por consequência da seca eles estão consumindo água não tratada e contaminada”, afirma Francinete de Souza, enfermeira das comunidades ribeirinhas.

A Defesa Civil de Tefé informou que está monitorando ações nas comunidades da região para verificar as necessidades do momento e que cestas básicas estão sendo entregues às famílias afetadas pela seca.

Artigo anteriorJoão Luiz protocola projeto na Aleam, que dispõe sobre fisioterapia de reabilitação para mulheres mastectomizadas no Amazonas
Próximo artigoEx-líder comunitário é assassinado em Manaus e suspeito morre após trocar tiros com policiais, diz PC-AM